sábado, 22 de dezembro de 2012

SACOLA DE TNT PARA LEMBRANCINHA OU GUARDAR ATIVIDADES ESCOLARES

Sugestão de sacola de TNT para guardar as  atividades escolares, muito fácil de fazer.
Medidas da sacola:
  • 30 cm de comprimento dobrada
  • 34 cm de largura
  • 12 cm para a alça (parte de segurar)
  • costurar nas laterais
E está pronto a sacola para ser decorada conforme a criatividade de cada um.

domingo, 16 de dezembro de 2012

DESEMPENHO DE ALUNO MÚLTIPLO COM O COGNITIVO PRESERVADO


O aluno reconhece amigos e professores, pessoas do seu convívio;
Responde através de expressões faciais e gestos, a perguntas que requeiram o sim ou não.
Identifica as letras do seu nome e  do alfabeto.
Identifica figuras.
Identifica numeral e quantidade.
Reconhece os numerais, cores, e as formas geométricas (quadrado e círculo) Identifica dinheiro de papel e moeda, reconhece sua utilidade. Tem noções de lateralidade como: em cima, embaixo, longe, perto, esquerda, direita. Identifica produtos que compramos no litro, no kg.
 Reage positivamente aos estímulos sensoriais, tais como: (massinha,tinta, água gelada, morna,algodão, veludo, lixa, fantoches, brinquedos, bolas, papel, atividades em alto relevo). Percepção visual ( segue com os olhos,luz colorida, objetos, pessoas, figuras, bolhas de sabão, atividades em frente o espelho). Percepção auditiva (ouve histórias, músicas, roda de conversa, manuseio de chocalhos, instrumentos musicais, apito). Percepção gustativa e olfativa (experimenta alimentos do dia-a-dia, frutas, gelatina de vários sabores, merenda; sente cheiros).
Apresenta habilidades para pintar, utilizando o pincel na boca e fica muito feliz com as oportunidades oferecidas.
Responde muito bem aos recursos da Comunicação Alternativa.
É capaz de aprender coisas novas, é necessário oferecer-lhe oportunidades iguais para o desenvolvimento de toda a sua potencialidade.

sábado, 15 de dezembro de 2012

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

O aluno atingiu os objetivos propostos para o trimestre. Tema: “Sustentabilidade: Preservar com responsabilidade”.
Realizou todas as atividades propostas de leitura e escrita, tais como: lista de animais em extinção, animais empalhados, animais selvagens e domésticos; lista de aparelhos que funcionam com energia;  fez recorte e colagem de figuras de animais em extinção, cruzadinha de animais, completou a carta enigmática sobre árvores frutíferas.
Identificou a moradia dos animais, o que cada animal nos fornece.
Ouviu com atenção leitura compartilhada de vários textos sobre: reciclagem, coleta seletiva, poluição, lixo, desmatamento, reciclagem, preservação, energias limpas, água, preservação do meio ambiente, letra da música Xote Ecológico, poema “As Borboletas”. Observou produtos reciclados, tais como: puf de garrafa PET, papel reciclado, jogos pedagógicos.
 Realizou caminhada pelas proximidades da escola para observação da natureza; ilustração do passeio com recorte e colagem de figuras. 
Assistiu vários vídeos sobre; a importância da água e suas funções, energia, sobre o desperdício de alimentos e de receitas  reaproveitamento de alimentos.
Roda de conversa sobre o desperdício de alimentos, confecção de cartaz sobre o desperdício de alimentos e dicas de como não desperdiçar os alimentos, passeio para observação nas dependências da cozinha e refeitório, observação da pesagem das sobras de merenda. Registro em cartaz sobre a pesagem das sobras de merenda.
Em relação à linguagem matemática, identifica numeral e quantidade, faz contagem oral,  apresenta conhecimento de cores, formas geométricas, horas, sistema monetário, reconhece sua utilidade; reconhece algumas unidades de medidas; tais como: metro, litro.  Resolve situações problemas, envolvendo a adição subtração, apresenta dificuldades na multiplicação, divisão.
Durante o decorrer do ano, relacionou-se muito bem com os colegas e professores, tem um ótimo comportamento. É participativo.
Nas atividades orais, demonstra desenvoltura, faz questionamentos, expressa seus desejos e sentimentos.
Escreve seu nome, lê silabicamente, forma palavras com o auxílio do alfabeto silábico, produz pequenos textos, interpreta oralmente. Apresenta escrita alfabética. Escreve com letra bastão.
Demonstra cuidados com o corpo, tem autonomia em sua alimentação e higienização.
Apresenta potencialidades e habilidades necessárias para o seu desenvolvimento.

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE ALUNO AUTISTA

O aluno atende pelo nome, obedece a todos os comandos. Comunica-se através da expressão facial e da ação motora e na manipulação de objetos naquilo que se pode fazer com eles.
Manuseia as letras do alfabeto e do nome, faz emparelhamento das letras. Folheia livros e revistas, observa as figuras atenciosamente. Pinta figuras, realiza alguns traçados; manuseia massinha e tinta. Realiza com atenção atividades de recorte e colagem, produz mosaico.
  Demonstra habilidades em atividades que envolvem o raciocínio lógico matemático, tais como:
jogos de encaixe, quebra-cabeça, jogos de seriação e classificação, faz agrupamentos por
 semelhança de figuras, objetos e outros.
Realiza com autonomia a alimentação e higienização, tem cuidado com seus pertences.
O aluno é muito inteligente, é preciso desenvolver estratégias de ensino visando níveis mais altos de competências.

ATIVIDADES REALIZADAS E RESULTADOS OBTIDOS - ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, MENTAL E VISUAL.

ATIVIDADES REALIZADAS.
Estimulação sensorial (percepção tátil, visual, auditiva, gustativa e olfativa)    texturas, massinha, ouvir histórias, músicas, roda de conversa, fantoches, atividades em frente ao espelho; atividades em alto relevo; seguir com os olhos luz, objetos, figuras e pessoas; experimentar alimentos, sentir cheiros, e outros.
  •  Projetos: (eu, família, escola), (Saúde Prevenir Para viver melhor),(Sustentabilidade: Preservar com responsabilidade)
  •  Utilizar pranchas de comunicação nas atividades básicas, nome, imagens, alfabeto móvel, lista de palavras com figuras e outros.
  • História do nome, membros da família, linha do tempo.
  • Leitura compartilhada sobre o tema Saúde, elaboração de cartaz informativo, atividades sobre hábitos de higiene, órgãos dos sentidos, carteira de vacinação, atividades físicas, lazer; visita à Pastoral da Saúde, relatório oral sobre a visita e exposição de fotos.  Atividades sobre alimentação: recorte e colagem de figuras de frutas, manuseio das frutas; identificar a cor, textura e outros.
  • Fazer salada de frutas, degustação da salada e de outros alimentos.
  •  Vídeos sobre; a importância da água e suas funções, energia, sobre o desperdício de alimentos e de receitas  reaproveitamento de alimentos.
  • Recorte e colagem de figuras de animais em extinção
  • Pintura, recorte e colagem de figuras.
  • Dicas de higiene pessoal e do ambiente.
  • Leitura compartilhada de diversos textos.
  • Visitas.                  
  •  Confecção de cartaz,      histórias, músicas, roda de conversa. Assistir vídeos, palestras, teatro.
  • Amostra de atividades.
  • Realizar Atividades de Vida Diária.
  • Numeral e quantidade, formas geométricas, cores, pesagem de alimentos,  contagem oral; jogos pedagógicos.

  • AVANÇOS OBTIDOS:
    A aluna adaptou-se muito bem ao ambiente. Comunica-se através de expressões faciais, sorriso e choro.
    Reconhece o ambiente e pessoas de seu convívio.
    Reage mais especificamente aquilo que ouve ou sente. Responde positivamente às percepções táteis, auditiva, gustativa e olfativa.
    Gosta de ouvir histórias, roda de conversa, músicas, instrumentos musicais,  leitura compartilhada. Gosta de manusear tinta, massinha, bolas, brinquedos de pelúcia.

    PORTA ABSORVENTE

    Estamos no final de mais um ano, e a mesma história se repete, queremos agradar as pessoas especiais que trabalham conosco. Presentear com uma pequena lembrança. Resolvi presentear as minhas colegas de trabalho com este mimo. Um porta absorvente que a minha amiga Ládima fez, é bastante útil.

    quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

    GUIRLANDA DE NATAL EM FELTRO

    Sugestão de guirlanda de Natal.
    Material utilizado:
    •  Papelão cortado em forma de círculo;
    • Feltro cor verde para  encapar o papelão;
    • Cola quente;
    • Usei um Papai Noel  de feltro, mas pode ser sobras do Natal passado
    • Fita para decorar em volta e para o laço
    • É só decorar a sua porta e Um Feliz Natal!